O Riso

Olavo Bilac27,00Comprar
 

O texto que abre este livro trata-se de uma compilação do encontro de João do Rio com o poeta Olavo Bilac, e desnuda o mito em torno da figura do príncipe dos poetas. Foi publicado no livro O Momento literário (H. Garnier, Livreiro-Editor), que reuniu mais de 40 encontros de João do Rio com os mais importantes escritores em atividade naquele começo de século XX, além de Bilac, Coelho Netto, Sylvio Romero, Raymundo Correia, Medeiros e Albuquerque, Mario Pederneiras e muitos outros, escolhidos para falar sobre “problemas de arte, de literatura e da vida intelectual do Brasil”.

Achamos interessante abrir o inusitado e instigante O Riso, palestra proferida por Bilac, com esta apresentação, não menos inusitada e instigante, sobre o poeta, elaborada por João de Rio. O texto principal é um tratado sobre o Riso, tema profundamente estudado pelos filósofos de todos os tempos e aqui, elencando sua erudição, Bilac nos introduz em seus aspectos mais curiosos e nos apresenta uma visão contundente com toda a poeticidade e lirismo próprios do príncipe de nossos poetas, e nestas páginas compreendemos um pouco do porque deste epíteto.

Em ambos os textos optamos por deixar ali e aqui alguns marcos da língua portuguesa de outrora, nas crases, na pontuação, na grafia dos nomes próprios, num ou noutro vernáculo ou construção gramatical, desde que não comprometesse a intelecção do texto e ajudasse a não perder de todo o espírito estilístico da época.

 

Nota do Editor

 

 

TAGS: Bilac | filosofia | João do Rio | Olavo Bilac | Riso